Pular para o conteúdo principal

Eu não vou falar mais do Bolsonaro!

Reprodução: TV Cultura

Este texto já se difere dos outros que eu fiz, inicialmente pelo título - mas por favor fique até o final, não deixe esse nome espantar você! 

Bom já fazem algumas semanas que meu PC estragou e está arrumado novamente. Nesse meio tempo rolou a Copa do Mundo - as polêmicas raciais envolvendo youtubers, a polêmica da seleção da França e a piada do Trevor Noah, episódios horríveis de misoginia com brasileiros na Rússia e muitos outros. Na verdade eu não queria escrever sobre nenhum destes temas, diga-se de passagem; ainda busco sobre o que falar do álbum Everything is Love e de APESHIT, porém nesse meio tempo encontrei algo para escrever e acabar com o hiato criativo que eu me encontrava.

Mas entrando no tema que o título propõe; eu não vou mais falar do candidato a presidência Jair Bolsonaro. Eu já não quero mais falar sobre ele, já não quero mais ver nada sobre ele e nem viver num país que ele é o presidente. Eu não quero mais dizer que esse cara é um imbecil, eu não quero mais debater com outras pessoas sobre esse cara; eu não quero mais falar sobre ditadura, eu não quero mais falar sobre misoginia, homofobia e racismo com você!

Eu já não quero participar desses assuntos mais - mas agora eu tenho que entregar uma parte da responsabilidade para você! Eu não quero mais chamar o Bolsonaro de idiota, mas eu quero que você pare de chama-lo de mito. Eu não quero mais dizer que o Lula é a única esperança do Brasil, porém quero que você pare de dizer que o Bolsonaro é exemplo de honestidade e caráter

Eu não quero mais ser taxado de "esquerdalha" por acreditar que o caminho para uma vida em sociedade melhor está em acabar com vários dos comportamentos e valores que o candidato Bolsonaro reproduz. E quero que você não seja taxado de escroto, homofóbico e/ou racista porque acredito que você não é.

Eu não quero mais viver num país onde eu tenho mais medo da polícia do que do crime organizado, onde minha namorada não pode sair na rua sem que seja assediada. Ou um país onde meus amigos LGBTQ não sejam descriminados unicamente por amar. Acredito que você também não quer viver nesse país; então toda vez que você pensar que o Bolsonaro é a solução; lembre-se que cada vez que ele sobe num palanque ou palco eu, minha namorada, meus amigos e minha família somos afetados pelos dizeres cheio de ódio dele.

Eu prometo que não vou mais discutir sobre política com você - se você me prometer que não vai mais chama-lo de "mito". Eu prometo parar de falar do Bolsonaro, se você me prometer que vai repensar seus posicionamentos, se você prometer que vai repudir falas como "Não te estupro porque você não merece". Eu prometo não mais falar do Lula, se você me prometer  parar de falar que a desigualdade social e o racismo no Brasil são grandes invenções de uma "esquerda vitimista".

Quando você me perguntar por que eu não vou falar mais dele, eu vou dizer isso: falar do Bolsonaro agride muito mais que o intelecto de uma parcela da sociedade, atinge pretos e pretas nas favelas e nos bairros de elite, manos e manas gays ou não, bissexuais ou não que tem os mesmos direitos de amar de viver e de serem livres - tal qual o candidato é. Ainda falta um bom tempo para as Eleições e a situação tende a ficar ainda mais fervorosa, mas podemos a partir de agora aproveitar esse momento para refletir sobre o nosso futuro enquanto nação. Você quer viver no mesmo Brasil que o Jair Bolsonaro quer viver? 

Eu não quero! Por isso eu não vou falar mais do Bolsonaro!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Insecure; [homem] falar de mansplaining é mansplaining ? e Lugar de Fala: parte #01

Escrito em 28 de setembro de 2018 Se este texto vai ser mais um exemplo de  mansplaining eu não sei  - e nem quero que seja; embora o título de a entender tal coisa. Já me compliquei na primeira linha, e agora? Devo explicar o que é  mansplaining ou este ato de explicar seria já um  mansplaining ; o paradoxo é quase que impossível de fugir ... mas o homem não pode aprender com a mulher? [e este mesmo, quando se recusa a se abrir e entender o mundo para além de seu p*nto, é realmente um escroto ou apenas uma pessoa afogada em insegurança ? [ESTE TEXTO NÃO TEM SPOILERS DA SÉRIE] Reprodução: HBO Agora que a deixa para falar sobre Insecure  já tá aí, vamos primeiro contextualizar onde essa série existe: É uma produção original da HBO, criada, produzida e estrelada por Issa Rae. A série é uma comédia de erros que lembra muito outras produções do canal como Girls  e Sexy in the City  - tanto pelo elenco feminino, quanto pelos problemas que as amigas da série passam (relacioname

Um texto sobre roupas.

É difícil afirmar com exatidão quando as vestimentas deixaram de ser apenas "ferramentas" para se tornar manifestações de identidade e de arte. Mas o que se pode ver hoje é que as roupas e o conceito abstrato do que é moda  é parte importante na construção de uma imagem dentro de um coletivo - enquanto uma identidade pessoal ou como manifestação de dogmas e emoções; levando mais a fundo as vestimentas de um individuo também funciona como um "mecanismo de julgamento" em muitos casos. Já foi discutido por aqui em um texto antigo sobre como existe uma, [quase que] urgência em rotular, em colocar em grupos específicos e restritos a características superficiais e muitas vezes misóginas/preconceituosas. Bom, já não é novidade pra ninguém que uma mulher sair na rua de short é um chamado aos mais variados julgamentos, quando se leva isso para outros movimentos e contextos sociais diferentes tais julgamentos tomam forma de ações preconceituosas que propagam uma cultura de s

Brasil: o abismo racial nos olhos da literatura

[ATUALIZADO 31/08/2018] Na última quinta (30) a Academia Brasileira de Letras elegeu o escritor Cacá Diegues para ocupar a cadeira número 7. Dentre os concorrentes, a vencedora do Jabuti Conceição Evaristo (a única escritora negra entre os indicados a cadeira) - leia mais . A escolha foi vista por muitos como mais um reflexo de mecanismos que propagam o racismo. Dentre as opiniões, a Mestre em Filosofia Política e colunista da revista Elle Brasil Djamila Ribeiro postou em seu Facebook: